Translate

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA:

06 - 04 - 2002.

NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS:

95.

SUA VISITA É DE NÚMERO:


terça-feira, 13 de abril de 2010

ANO 2006, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

01 DE JUNHO DE 2006.
Presidente: Professor Universitário de Geografia, Sr. Djalma Vila Góis;
Vice-Presidente:
Tesoureiro:
Diretor-Geral: Comerciante, Sr. José Toneto.
Diretor de Eventos: Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez);
Secretário:
Conselho Fiscal:

Realizações da 6ª Gestão, do Professor Universitário, Sr. Djalma Villa Góis:

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2006 / 2007.
01. Inauguração Sede do Clube de Xadrez, na sala 103, 1º Andar, Sopping Vila Inglesa, em Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.
02. I Campeonato de Xadrez na Roça - Agosto / 2006.
03. V Torneio Aberto de Xadrez de Santo Ant. de Jesus - 7 e 8 / out /2006.
04. Inauguração da Sede do Clube de xadrez - 03/set/2006.
05. I Torneio Relâmpago - 03 / set /2006.
06. II Torneio Relâmpago - 26/set/2006.
07. Curso de Xadrez Para Principiantes - Set/06 a dez/2006.
08. Apostila de Xadrez: Curso para Principiantes - Out/2006.
09. Confecção dos carnês, de contribuição dos Associados - 2006/2007.
10. Certificados de Honra ao Mérito - 2006.
11. Declaração de Arbitragem de Campeonatos do Clube - 2006.
12. Parceria com o Universitário para Todos da UNEB - Out/2006 a jan/2007.
Informações cedidas gentilmente, pelo Professor Universitário Djalma Vila Góis.
Grato pela colaboração das informações, contribuindo com a Memória do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).


--------------------------------------------------------
01 DE AGOSTO DE 2006.



CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

---------------------------------------------------

09 DE SETEMBRO DE 2006.



09 DE SETEMBRO DE 2006.


CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

----------------------------------------------------
09 DE SETEMBRO DE 2006.



CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

--------------------------------------------------
02 DE OUTUBRO DE 2006.




CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.
--------------------------------------------------
02 DE OUTUBRO DE 2006.



CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.
--------------------------------------------------
02 DE OUTUBRO DE 2006.



CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.
--------------------------------------------------
02 DE OUTUBRO DE 2006.


CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.
--------------------------------------------------
02 DE OUTUBRO DE 2006.


CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.
--------------------------------------------------
7 E 8 DE OUTUBRO DE 2006.


CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

--------------------------------------------------
16 DE OUTUBRO DE 2006.

CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.
--------------------------------------------------
16 DE OUTUBRO DE 2006.

CXSAJBA.
GESTÃO: DJALMA VILA GÓIS.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.
--------------------------------------------------

ANO 2005, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

2005.
O ENXADRISTA LUCAS SANTOS SOARES APRENDEU A JOGAR XADREZ, AOS DEZESSETE ANOS, EM 2005.
O RELATO DELE É INTERESSANTE:
´´EU GOSTO DE DIZER, QUE APRENDI A JOGAR XADREZ DE UMA FORMA MÁGICA. EU ESTAVA NA CASA DE UMA AMIGA, COM MEU PRIMO. ELES DOIS COMEÇARAM A JOGAR XADREZ. ATÉ ENTÃO, NUNCA SENTI INTERESSE PELO JOGO. ATRAVÉS DA BOA AMIZADE, MEU PRIMO CHAMOU-ME PARA ENSINAR-ME E TORNEI-ME RECEPTIVO AO APRENDIZADO ENXADRÍSTICO.
QUANDO ELE ENSINOU-ME, PARECIA QUE EU TINHA FAMILIARIDADE COM O JOGO DE XADREZ.
NA TERCEIRA VEZ QUE JOGUEI, FUI FELIZARDO EM GANHAR DE MEU PROFESSOR, QUE FOI MEU PRIMO. DESDE ESTA OCASIÃO, INTERESSO-ME PELO JOGO DE XADREZ E JOGO ATÉ HOJE.
SOU GRATO, POR MEU PRIMO TER USADO UMA DIDÁTICA QUE DESPERTOU-ME AO INTERESSE DO XADREZ.``
LUCAS SANTOS SOARES.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).


-------------------------------------------------------------------------------------
01 DE NOVEMBRO DE 2005.
Presidente: Arquiteto Dr. Jorge Galvão;
Vice-Presidente:
Tesoureiro:
Secretário:
Conselho Fiscal:

Realizações:
01. IV TORNEIO ABERTO DE XADREZ DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, NOS DIAS 26 E 27 DE NOVEMBRO DE 2005, NA AABB (ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL), EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL.

CXSAJBA.
GESTÃO: JORGE GALVÃO.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.


--------------------------------------------------

26 A 29 DE NOVEMBRO DE 2005.



CXSAJBA.
GESTÃO: JORGE GALVÃO.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

ANO 2004, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

O Enxadrista Wellington de Jesus Gomes aprendeu a jogar Xadrez em 2004, no Colégio Estadual Rômulo Almeida, situado no Município Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.
O Emxadrista atualmente (2010) tem vinte e cinco anos.
O Enxadrista Wellington Gomens aperfeiçoou seus conhecimentos enxadrísticos em Salvador, Capital do Estado da Bahia e na Internet.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

Relato do Enxadrista Wellington de Jesus Gomes.
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

ANO 2003, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

ANO 2002, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

2002.

O ENXADRISTA ADRIANO SILVA BARRETO NASCEU EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL, EM 23 DE AGOSTO DE 1989. ELE APRENDEU A JOGAR XADREZ, AOS 13 ANOS, QUANDO FREQUENTAVA A SÉTIMA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O ENSADRISTA ADRIANO SILVA BARRETO APRENDEU A JOGAR NO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, EM 2002, QUANDO A SEDE DO CLUBE LOCALIZAVA-SE NO CYBER CAFÉ, NO SHOPPING ITAGUARI (PEDRA DAS PALMEIRAS - A TRADUÇÃO DA REFERIDA PALAVRA INDÍGENA).
O AMIGO DE ADRIANO, WALTER RODRIGUES FOI UM DOS PRIMEIROS COLABORADORES, DO APRENDIZADO DESTE JOVEM ENXADRISTA.
TELEFONE DE CONTATO:
(75)8154-7843.
INFORMAÇÕES, GENTILMENTE CEDIDAS, PELO ENXADRISTA ADRIANO SILVA BARRETO.
PESQUISADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).


----------------------------------------------------------------------

GESTÃO DO PROF. BENÍCIO.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

ANO 2001, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).




FOTOS DO AUDITÓRIO DR. REZENDO, LOCALIZADO ATRÁS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO E EM FRENTE A LOJA MAÇÔNICA, DA CIDADE DAS PALMEIRAS.
Durante a Semana Pedagógica, no Auditório DR. REZENDO, o Promotor do Ministério Público do Estado da Bahia, na Comarca de Santo Antônio de Jesus, Dr. Julimar Barreto, compareceu ao evento, com o nobre propósito de divulgar o Jogo de Xadrez. A paçestra proferida por Dr. JUlimar Barreto foi muito elogiada pelos Professores da Rede Pública de Ensino, do Município Santo Antônio de Jesus.
No término da palestra, os Professores gostaram tanto da palestra proferida, pelo Dr. Julimar Ferreira Barreto, que o aplaudiram de pé.
Relato da Professora Pedagoga Maria Zenilda da Silva Barreto.

Agradeço aos colaboradores, pelas informações!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ), EM 16.04.2010.
-------------------------------------------------------------------------------------
2001.

O Enxadrista Engenheiro e Comerciante Mário Câmara nasceu em Salvador, em 1951 e, aprendeu a jogar Xadrez, aos dezoito anos, no ano de 1969.
Ele afastou-se do jogo de Xadrez, por causa das inúmeras atividades cotidianas e retornou com muitas saudades, em 2001, quando passou a praticar a Arte de Caissa, no Município Santo Antônio de Jesus, precisamente, no Campus V, da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), em companhia do Enxadrista e Arquiteto Dr. Jorge Galvão e outros apaixonados pelo Jogo de Xadrez.
Relato do Engenheiro e Comerciante Mário Câmara.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ), EM 10.05. 2010.
-------------------------------------------------------------------------------------
2001.

O Enxadrista Promotor de Justiça, Dr. Julimar Barreto Ferreira nasceu em 1969 e aos treze anos aprendeu a jogar xadrez, em Salvador. Neste período, sua mãe, a Senhora Maria do Carmo Barreto Ferreira, o motivou a jogar Xadrez, através de uma cartilha. A Senhora Maria do Carmo Barreto Ferreira estava certíssima, quando deu-lhe condições de torná-lo enxadrista. Ela está de parabéns!
O Enxadrista Dr. Julimar Barreto Ferreira começou a difundir as atividades enxadrísticas, no Município Santo Antônio de Jesus, em 2001.
Sem dúvida, o Enxadrista Dr. Julimar é um entusiasta incansável do Xadrez.
Informações adquiridas, pelo próprio Dr. Julimar Ferreira.

PESQUISADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ), EM 11.05.2010.
-------------------------------------------------------------------------------------
2001.
O ENXADRISTA BRUNO ANDRADE NASCEU EM ITABERABA (BA). APRENDEU A JOGAR XADREZ AOS 15 ANOS DE IDADE (2001). ATUALMENTE (2010), O ENXADRISTA BRUNO ANDRADE TEM 24 ANOS.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

ANOS 1991 A 2000, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

1992.

JOSÉ RAIMUNDO SOUZA LIMA (GUELO), NATURAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, APRENDEU A JOGAR XADREZ COM O PROFESSOR DENILTON, NO ANO DE 1992, AOS 20 ANOS. PROFESSOR DENILTON É NATURAL DE AMARGOSA.
RELATO DE GUELO.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

------------------------------------------------------------------------------------------
ANO 1993.



Os enxadristas (Dr. Jorge Galvão e amigos) jogando xadrez, na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão, situada na praça Padre Mateus, Centro, no I Período da História do Jogo de Xadrez, em Santo Antônio, Bahia, isto é, antes da Fundação do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia.

REFERÊNCIA:
SR. JOSÉ RAIMUNDO LIMA (GUELO), EM PRIMEIRO DE JULHO DE DOIS MIL E NOVE, ÀS VINTE HORAS (20H) NA LANCHONETE E SORVETERIA SOL DE VERÃO, NA PRAÇA PADRE MATEUS, CENTRO, SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA.

Em mil novecentos e noventa e três (1993), o Professor de Matemática Denilton guardou um tabuleiro de xadrez, na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão. Aproveitando a presença do tabuleiro (que serve para os dois jogos: damas e xadrez), o proprietário do estabelecimento citado José Raimundo Lima (Guelo) jogava damas com seus clientes e amigos, em seu estabelecimento(Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão).
Durante os momentos de atividade lúdica do jogo de damas, Guelo recebeu o conselho do amigo e cliente Paulo Abreu, jornalista e escritor, que deveria substituir o jogo de damas, pelo jogo de xadrez.
José Raimundo Lima (Guelo) estudava no Colégio Técnico, localizado na rua Ruy Barbosa, Centro, Santo Antônio de Jesus, Bahia, cuja a direção da conceituada Instituição de Ensino era a Madre Rosália. Naquele tempo, Guelo estudava o Curso Técnico de Administração de Empresas. Durante aquela fase estudantil, um de seus colegas do Colégio Técnico prestou a gentileza ao amigo Guelo de ensiná-lo os movimentos básicos das peças do jogo de xadrez. Antes da primeira aprendizagem enxadrística o seu colega e amigo esclareceu que somente poderia ensiná-lo os movimentos básicos, por ser um enxadrista iniciante. Guelo prontamente aceitou o aprendizado do amigo enxadrista iniciante.
Em outra oportunidade, Guelo tirou as suas primeiras dúvidas enxadrísticas com o Professor de Matemática Denilton.
O funcionário público federal (Bancário Sérgio) do Banco do Brasil jogava com Guelo, na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão, no final do turno vespertino e início do turno noturno, pois a Geografia Municipal colaborava com a enobrecedora atividade recreativa e educativa (o jogo de xadrez), pois a agência do Banco do Brasil localiza-se ao lado da Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão.
Entre o período de mil novecentos e noventa e três (1993) e o ano dois mil e um (2001) jogavam na Lanchonete e Sorveteria Sol de Verão:
1. Comerciante e estudante, José Raimundo Lima (Guelo);
2. Prof. Loureiro, Mestre em Física;
3. Bancário Sérgio, funcionário do Banco do Brasil;
4. Paulo Abreu, escritor e jornalista, proprietário de um jornal no Município de Santo Antônio de Jesus, Bahia;
5. Nildo, estudante;
6. Arquiteto Jorge Galvão;
7. Salomão Galvão;
8. Engº Agrônomo Dr. Adelmo;
9. Funcionário estadual Joel (Coelba - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia);
10. Prof. Djalma Villa Góis (leciona Geografia na UNEB - Universidade do Estado da Bahia).
11. Comerciante e Educador Mário Câmara;
12. Médico Dr. Adalberto Crqueira Freitas.

Durante estes anos (1993 a 2001) os enxadristas quiseram realizar torneios de xadrez, mas não alcançaram o entento, permanecendo apenas na vontade.
Há muito se falava em fundar o Clube de Xadrez de Santo Antônio de Jesus, Bahia e demorou nove anos para a realização da Fundação do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus, Bahia.
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Postado por Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus - Ba às 09:21


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://cxsajba-arquivodasgestoesefotos.blogspot.com
____________________________________________________________________________________
1993.
O ENGENHEIRO CIVIL LEANDRO CABRAL LOURENÇO DA SILVA, NASCEU EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS E, AOS QUINZE ANOS DE IDADE (1993) GANHOU UM TABULEIRO E PEÇAS DE XADREZ, DE SUA MÃE, A SENHORA NILDA CABRAL DA SILVA.
O ENGENHEIRO LEANDRO CABRAL LOURENÇO DA SILVA APERFEIÇOOU-SE COM O AMIGO ENXADRISTA REINALDO.

___________________________________________________________________________________






1995.

UM GRUPO DE ENXADRISTAS APIXONADO PELO XADREZ TINHA O HÁBITO DE JOGAR NO ´´BAR DE ZÉ HUMBERTO´´, LOCALIZADO NA AVENIDA LUÍS VIANA (ANTIGA RUA DA MANGUEIRA). NÃO TINHA DIA ESPECÍFICO PARA JOGAR XADREZ.
OS ENXADRISTAS SAIAM DO TRABALHO; DO COLÉGIO E DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS E IAM DESFRUTAR DO MAGNÍFICO JOGO DE XADREZ.
NESTA ÉPOCA, OS ENXADRISTAS PARTICIPANTES ERAM:
DESPORTISTA ANTÔNIO PEIXOTO;
ARQUITETO DR. JORGE GALVÃO;
PROFESSOR E VEREADOR HUBERDAN;
PROFESSOR ADENILTON (LECIONAVA NO COLÉGIO NOVO ESPAÇO);
EMPRESÁRIO SALOMÃO GALVÃO;
FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL SR. JOEL.
EMPRESÁRIO JOHN.
OUTROS.
OS ENXADRISTAS JOGAVAM ENTRE OS ANOS 1995 A 1998.
REFERÊNCIA:
RELATO DESTA INFORMAÇÃO, PRESTADA, PELO ENXADRISTA, DESPORTISTA E AMIGO ANTÔNIO PEIXOTO.
PESQUISADO E POSTADO, PEL0 PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
-------------------------------------------------------------------------------------
1997.

O JOVEM ESTUDANTE SANTOANTONIENSE, OSMÁRIO (MÁRIO) ANDRADE APRENDEU A JOGAR XADREZ AOS QUINZE ANOS, EM 1997.
O ENXADRISTA OSMÁRIO ANDRADE APRENDEU A JOGAR XADREZ, POR MEIO DE UM VIDEOGAME, ACIDENTALMENTE.
O JOVEM OSMÁRIO COMPROU UMA FITA DO NITENDO (UMA MARCA DE FABRICAÇÃO DE GAMES, PRODUZIDOS EM FITA), COM OITO JOGOS, INCLUINDO O XADREZ. A FITA FOI ENCOMENDADA NO EXTERIOR. OSMÁRIO APRENDEU XADREZ PERDENDO VÁRIAS PARTIDAS, ATÉ APERFEIÇOAR-SE.
DE TANTO PERDER O GAME DO NITENDO, DESISTIU DO PROGRAMA E COMEÇOU A DISPUTAR NO COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO MANOEL DA SILVA MENEZES, QUANDO COMEÇOU A GANHAR A MAIORIA DAS PARTIDAS, ENTRE SEUS COLEGAS ENXADRISTAS, MATRICULADOS NO MESMO COLÉGIO QUE ESTUDAVA.

-------------------------------------------------------------------------------------
1997.

O JOVEM SANTOANTONIENSE COSME GERMANO LAURENTINO NASCEU EM 3 DE SETEMBRO DE 1980.
O ENXADRISTA COSME LAURENTINO APRENDEU A JOGAR XADREZ, EM 1997, ATRAVÉS DE SEU CO´LEGA DO COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO MANOEL DA CONCEIÇÃO MENEZES, O ENXADRISTA OSMÁRIO ANDRADE, NO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA, BRASIL.

RELATO DO ENXADRISTA COSME GERMANO LAURENTINO.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).