Translate

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA:

06 - 04 - 2002.

NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS:

95.

SUA VISITA É DE NÚMERO:


terça-feira, 13 de abril de 2010

ANOS 1961 A 1970, EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

1969.
O Engenheiro e Enxadrista, Dr. Enéas Cardoso Filho é natural de Santo Antônio de Jesus, Estado da Bahia, Brasil.
O Engenheiro e Enxadrista, Dr. Enéas Filho estudou em Salvador, Bahia, e cursou o Ginásio (atual Ensino Fundamental II, equivalente ao período, entre a 5ª Série e 8ª Série, do 1º Grau), no Colégio de Aplicação Reitor Miguel Calmon, Anexo à Faculdade de Filosofia, da Universidade Federal da Bahia. Neste colégio, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, tinha o Curso Ginasial e o Curso Científico (Ensino Médio, que antes, correspondia ao 2º Grau, direcionado à preparação do Vestibular). Nesta Instituição de Ensino, no Estado da Bahia, foi a primeira instituição que implantou algumas inovações educacionais, tais quais: a)Critério de Divisão, do Ano Letivo, em Unidades (I Unidade, II Unidade, III Unidade e IV Unidade); b)Conceitos de Avaliação, que não tinham notas numéricas; c)Recuperação de Unidades; d)Olimpíada; f)``Xadrez na Escola``.
O santoantoniense, Dr. Enéas Filho, quando tinha doze anos, em 1965, aprendeu a jogar xadrez. Este solícito e esportivo estudante, inscreveu-se nas competições dos Jogos Estudantis, nas modalidades de Damas e Xadrez. O Jogo de Xadrez, ele aprendeu em 1965, no mesmo ano da inscrição do evento estudantil realizado, na instituição que estudava. No Jogo de Damas, obteve o primeiro (1º) lugar e no Jogo de Xadrez, galgou o terceiro (3º) lugar.
O Estudante Damista e Enxadrista, Enéas Filho era dedicado aos doze (12) anos, revelando-se um talentoso jogador, nas duas modalidades mencionadas, que induzem ao raciocínio lógico.
Nas férias. entre 1965 e 1968, o estudante Enéas Filho retornava à sua cidade natal (Santo Antônio de Jesus), mas não jogava Xadrez, por não encontrar amigos enxadristas, na Cidade das Palmeiras.
Somente, em 1969, o dedicado enxadrista, Enéas Filho, quando estava cursando o Científico, começou a jogar Xadrez, em Santo Antônio de Jesus.
Relato do Engenheiro, Dr. Enéas Cardoso de Almeida Filho.
Agradecimentos aos colaboradores!
Atenciosamente!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).
Relações Públicas do CXSAJBA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ), EM 20.04.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário