Translate

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA:

06 - 04 - 2002.

NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS:

95.

SUA VISITA É DE NÚMERO:


terça-feira, 13 de abril de 2010

RESUMO DA LOCALIZAÇÃO; DA HISTÓRIA E DA ECONOMIA, DO MUNICIPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

LOCALIZAÇÃO (RESUMO).
Santo Antônio de Jesus é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população em 2009, segundo a contagem do IBGE era de 88.768 habitantes. Tem importância como centro comercial e de serviços de sua microrregião. Sendo assim conhecida como a "Capital do Recôncavo". Anualmente sedia movimentadas festas juninas, que atraem turistas e ex-moradores.

HISTÓRIA (RESUMO).
As primeiras expedições no território deste município resultaram da colonização na área do rio Jaguaripe, realizadas nos séculos XVI e XVII. Foram fatores decisivos, no povoamento destas paragens, as férteis matas com madeiras de lei e grande número de cursos d'água, atraindo plantadores de cana-de-açúcar e o estabelecimento de engenhos, além da plantação da mandioca. O primeiro povoado surgiu em torno de um oratório consagrado a Santo Antônio de Jesus, nas proximidades do rio Sururu. Município criado com os territórios das freguesias de Santo Antônio de Jesus e de São Miguel da Nova Laje, desmembrados de Nazaré, pela Lei Provincial de 29.05.1880. Teve o nome simplificado para Santo Antônio em 1931, recebendo em 1938 novamente a denominação de Santo Antonio de Jesus. A sede foi elevada à categoria de cidade através Ato Estadual de 30 de junho de 1891.

ECONOMIA (RESUMO).
Sua agricultura tem grande produção de amendoim e limão e laranja. Na pecuária o município conta com criadores de bovinos e muares. No setor de bens minerais, é produtor de areia e argila. Sua rede hoteleira conta com 741 leitos. No ano de 2001 o município registrou 23.175 consumidores de energia elétrica com um consumo de 43.583mwh. Segundo dados da SEI/IBGE, o PIB do município para 2003 foi de 279,89 milhões e a estrutura setorial está distribuída da seguinte forma: 5,62% para agropecuária, 21,30% para indústria e 73,08% para serviços e comércio. O comércio e o serviço tornaram-se a principal forma de economia a partir da década de 1970, quando houve uma migração da população rural para a cidade. A feira livre é considerada como a feira livre mais barata da Bahia, onde tem qualidade preços baixos e variedades e movimenta com grande fluxo de consumidores a economia local.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B4nio_de_Jesus

--------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário